EN

O nosso propósito foi criar uma linha de amenities saudável para a pele, cuja produção tem em conta a preservação das plantas recolhidas e a ausência de pesticidas nas de cultura, em embalagens livres de plástico.

De um modo subtil mas impressivo, como é próprio dos aromas, a 8950 transporta para o espaço urbano o espírito da serra e dos rios.

Da fragrante Serra do Caldeirão [Nordeste Algarvio], a 8950 apresenta um perfume de frescura acidulada – melissa [erva-cidreira] e rosmaninho, tons quentes e doces de alfarroba e murta, e o indelével aroma da esteva, que, emulsionados em aloé vera, glicerina vegetal, óleo de grainha de uva e outras substâncias de origem natural, dão origem a um sabão líquido, um champô e um creme de corpo apresentados em frascos de cerâmica de Alcobaça.

equipa

eglantina monteiro

curadora

Eglantina Monteiro [Porto 1955] antropóloga, vive e trabalha em Castro Marim; 1984-2000 professora de antropologia da arte na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; 2000-2007 na Faculdade de Ciências Humanas e Socais na Universidade do Algarve. Desde 1992 desenvolve trabalho curatorial na zona de fronteira da arte e da antropologia. Fez trabalho de campo em Bijagós (Guiné-Bissau), Alto Rio Negro (Amazónia brasileira) e Serra do Caldeirão (Algarve). Em 2008 juntamente com Francisco Palma-Dias cria a Companhia das Culturas, um agroturismo em regime de produção biológica. Em 2019 cria a marca 8950.

anahi dandlen

engenheira biológica

Susana Anahi Dandlen [Buenos Aires 1963] vive e trabalha em Faro, doutorada em biotecnologia pela Universidade do Algarve, é investigadora no Laboratório de Produtos Naturais e de Virologia Vegetal na Universidade do Algarve, e faz parte do Centro para os Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos (MeditBio). Em 2004 fundou a Dandlen Bioscience Lda “Pharmaplant®” [uma empresa spin-off da Universidade do Algarve], que se dedica à produção de óleos essenciais, extractos vegetais e ao desenvolvimento de novos produtos.


website

francisco janes

artista visual

Francisco Janes [Lisboa 1981] vive e trabalha em Vilnius, onde tem família. É um artista e realizador independente cujo trabalho cresce em torno da experiência e do som.Tem colaborado de forma diversa em projetos de áreas interdisciplinares como publicidade, cinema, performance, ensino e arte contemporânea.Estudou na FLUL., fez o CAF no Ar.Co em Lisboa e foi bolseiro Ernesto de Sousa em 2008 em Nova Iorque. Em 2012 concluiu o mestrado em Filme da CalArts, em Los Angeles.


website

lourenço lucena

perfumista

Lourenço Lucena [Lisboa 1970] vive e trabalha em Lisboa. Em 2001 criou a BLUG, uma agência de comunicação e consultoria com uma singular abordagem multissensorial. Diplomado em Composição de Perfumes, pela Cinquième Sens, em Paris, é, presentemente, o único perfumista português membro da Société Française des Parfumeurs. Desde 2006 cria perfumes para marcas, pessoas e projectos especiais; organiza jantares perfumados e masterclasses pelo prazer da partilha e do encontro através dos aromas.


website

sofia magalhães

ceramista

Sofia Magalhães [Borbela, Vila Real 1981] vive e trabalha em Lisboa. Tem formação em cerâmica no Ar.Co. (centro de arte e comunicação) dando continuidade à sua formação em Florença e na região da Toscana com diferentes escultores e ceramistas. Fundou o atelier Caulino em 2004 onde desenvolveu uma dupla actividade como ceramista/artista e professora. Em 2015, com Thierry Simões, criou o Pátio do Tejolo onde desenvolvem ateliês de cerâmica e desenho. Expõe com frequência o seu trabalho em mostras colectivas e individuais.


website

joana areal

designer

Joana Areal é Designer de Comunicação e Directora de Arte. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Mestre em Direção de Arte e Estratégias de Comunicação pela ELISAVA, Barcelona. Os seus projetos têm uma forte componente cultural e o seu percurso no Design passa pelo desenvolvimento de novos discursos visuais através de formatos de comunicação diferenciados. O seu trabalho foi publicado por várias editoras e revistas internacionais, tais como: Victionary, Laurence King, Rockport, Design2context, Design and Design, Sandu Publishing, Index Book, Novum, NEO2, Slanted Publishers, entre outros.


website

sanda vuckovic

fotógrafa

Sanda Vuckovic [Banjaluka 1972] Vive e trabalha em Lisboa desde 2001. É fotógrafa e cria receitas ao sabor das estações que publica no seu blog Little Upside Down Cake. Em 2013 foi um dos seis blogs finalistas da Saveur na categoria de Melhor Fotografia, em 2012 foi uma das 10 finalistas no concurso de fotografia de comida da Jamie Oliver's Magazine. Publica em várias revistas um pouco por todo o mundo, e organiza e promove workshops de cozinha com ingredientes exclusivamente do lugar, da época e orgânicos para uma cozinha do dia a dia.


website

joana virgolino

designer da antónio rosa ceramica, lda.

Joana Virgolino [Leiria 1978] vive em Leiria. Estudou Design e Tecnologias de Cerâmica na ESTGAD, actual ESAD nas Caldas da Rainha. Em 2001 criou a sua própria galeria vocacionada para a pintura, antiguidades e arqueologia. Desde 2004 é designer na António Rosa Cerâmicas, Lda., para a criação de novos modelos e acompanhamento de projectos personalizados.


website

francisco adão da fonseca

arquitecto

Francisco Fonseca (n.1978, Porto) é diplomado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Tecnologia de Delft e em 2006 recebe o prémio nacional de arquitetura Archiprix Netherland. Em 2010 inicia no Porto a oficina de arquitetura integrada Skrei com diversos edifícios construídos, mostras expositivas e conferências no âmbito da ecologia e territorialidade. Desde 2012 que integra a Fundação Serra Henriques como comissário do prémio nacional de arquitetura Archiprix Portugal para o reconhecimento da excelência académica do ensino superior. Integra o conselho da Fundação Pereira Monteiro para promoção da cultura e das artes no domínio da ecologia e sustentabilidade do território.


website